A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recepcionou na segunda-feira, 27, um efetivo com 160 policiais e cerca de 50 viaturas da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Os militares passaram a noite na Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis. Eles irão atuar no Batalhão Humanitário no Estado do Rio Grande do Sul.
A PMSC, que também está auxiliando o Estado vizinho, para onde partiram na segunda-feira, 27, a 5ª turma de reforço para as ações no RS, deu todo o suporte para os policiais paulistas para seguirem em sua missão. O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, esteve na manhã de terça-feira para cumprimentar os policiais visitantes e acompanhar a sua partida.
“Estamos muito felizes em tê-los por aqui e poder ajudar a co-irmã Polícia Militar do Estado de São Paulo a essa ajuda humanitária que vem mobilizando todo o país. Santa Catarina esteve presente já no dia seguinte da tragédia, mas os esforços continuam para ajudar àqueles que tanto precisam de apoio e de que a preservação da ordem pública seja mantida”, afirmou o comandante-geral.
Os militares se concentraram por volta das 19 horas de segunda-feira e foram recepcionados com alimentação e alojamentos para passar a noite. No dia seguinte, partiram para a missão no Rio Grande do Sul.
Desde o dia 02 de maio a PMSC está revezando suas equipes, com uma guarnição do comando aeronáutico, com o Águia 07 e uma guarnição da Polícia Militar Ambiental. Atualmente estão no Estado vizinho cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões (sendo um do Bope e um da Cavalaria). Além disto, os policiais catarinenses já transportaram mais de uma tonelada de alimentos e medicamentos em território gaúcho.
Fotos e vídeos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira / 3º sargento Paulo Henrique Santana / soldado Dandara Ticiane de Lima