A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu nesta sexta-feira, 18, de forma definitiva, as chaves do Forte Santana do Estreito. A entrega da área localizada na Avenida Beira-Mar Norte, no lado insular da Ponte Hercílio Luz foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SC), após as obras de restauração e requalificação paisagística realizada desde 2020.
O Forte Santana do Estreito estará aberto, a partir de segunda-feira, 21, para visitação pública, de forma gratuita, das 9h às 19h. Importante destacar que o local não tem estacionamento.
O chefe interino do Centro de Comunicação Social da PMSC (CCS), tenente-coronel Aldo Vidal dos Santos Junior, recebeu as chaves do Forte das mãos da arquiteta e urbanista Marina Cañas Martins, fiscal da obra de restauração e requalificação paisagística do Forte Santana, que representou a superintendente substituta do IPHAN-SC, Regina Helena Meirelles Santiago.
“Este é um momento histórico para a PMSC. Este Forte faz parte do patrimônio de Florianópolis e de Santa Catarina e está apto para receber os visitantes que desejam conhecer parte do nosso passado”, afirmou o tenente-coronel Aldo. A solenidade também contou com a presença do chefe do cerimonial do CCS, major Ricardo Silva de Sousa.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: soldado Rodrigo Nercolini Malinverni