A Polícia Militar de Santa Catarina realizou no sábado, 19, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, a solenidade do Dia da Bandeira. No ano em que se comemora o centésimo trigésimo terceiro aniversário de adoção da bandeira nacional como símbolo máximo da nação brasileira, a PMSC realizou a mesma solenidade em todo o Estado, exatamente ao meio-dia, como forma de respeito ao Pavilhão Nacional.
O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, e o sub-comandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, participaram do rito de troca e incineração da Bandeira. Neste ato, como parte do cerimonial referente ao culto à bandeira, as cinzas da Bandeira que foi retirada do mastro foram enterradas em local especialmente preparado. Com a participação da Banda da Polícia Militar, no momento foi tocado o Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
Exatamente ao meio-dia, o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, acompanhado do sub-comandante-geral, coronel Evandro Fraga, realizaram o hasteamento dos pavilhões nacional e estadual. Foi executado o Hino Nacional durante o hasteamento. “A bandeira brasileira é o símbolo máximo da nacionalidade. É a imagem do Brasil. Nela se encerra o culto ao passado, às tradições e ao patriotismo”, afirmou o coronel Marcelo Pontes. Participou também da solenidade o subcomandante da APMT, tenente-coronel Reginaldo Rocha de Sousa.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 1º sargento RR Aurélio Oliveira