Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC realiza seminário de policiamento turístico e apresenta braçal bilíngue


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na Academia de Polícia Militar de Santa Catarina (APMT), em Florianópolis, o I Seminário de Policiamento Turístico, um evento que marca avanços importantes na segurança voltada ao turismo em um dos estados mais visitados do Brasil. Durante o evento, foi apresentado o braçal bilíngue, uma iniciativa que busca aprimorar o atendimento aos turistas estrangeiros.

O encontro reuniu especialistas e agentes de segurança para discutir estratégias que tornem o atendimento ao turista ainda mais eficiente, inclusivo e alinhado à realidade de Santa Catarina, especialmente no litoral.

Com praias e uma infraestrutura que atrai milhares de visitantes todos os anos, o litoral catarinense é um dos principais motores do turismo no estado. Durante a temporada de verão, cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas recebem grande fluxo de turistas, incluindo muitos estrangeiros.

Para atender a essas demandas, a PMSC apresentou, durante o seminário, o braçal bilíngue, uma inovação que facilita a identificação de policiais fluentes em idiomas como inglês, espanhol e francês. Este equipamento, que exibe bandeiras dos idiomas falados e o brasão da PMSC com a inscrição "Tourist Police", promove uma comunicação mais ágil e acessível, essencial para resolver situações e garantir uma experiência segura aos visitantes internacionais.

Para expor sobre o projeto, foi apresentada a trajetória da aluna-soldado Marina Moura, graduada e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante o evento, ela recebeu o braçal bilíngue, um reconhecimento à sua formação e dedicação. Com experiência acadêmica internacional, a aluna-soldado Marina exemplifica o alto nível de qualificação dos policiais da PMSC e sua capacidade de atender de forma diferenciada os desafios de um estado que recebe muitos turistas estrangeiros.

O seminário contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, do diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires, do senador Jorge Seif, dentre outras autoridades civis e militares.

De acordo com o comandante-geral, coronel Pelozato, “a combinação de preparo técnico e iniciativas inovadoras como o braçal bilíngue, consolida ainda mais Santa Catarina como referência em atendimento aos turistas e fortalece a imagem do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil”.

O seminário também abordou a relação entre segurança pública e o turismo, destacando a importância do policiamento especializado em áreas de grande circulação de visitantes. Entre os palestrantes, o capitão Yan Tarik Pimentel Madureira, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, trouxe a experiência em policiamento turístico e ressaltou como a interação humanizada entre policiais e turistas fortalece a imagem de um destino.

Já o superintendente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Arnaldo Sousa, destacou o papel da segurança como fator determinante para o desenvolvimento socioeconômico e a projeção de Santa Catarina como um destino acolhedor e seguro.

O evento reforçou a importância da integração entre segurança pública, sociedade civil e setor privado, destacando o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Com essa iniciativa, a Polícia Militar de Santa Catarina reafirma seu compromisso em fortalecer a confiança dos visitantes e a projeção do estado como um dos destinos mais seguros e atraentes do Brasil.

Clique aqui e veja mais fotos do I Seminário de Policiamento Turístico.

Fotos: 3º sergento Paulo Henrique Santana / CCS