Ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro, segunda e terça-feira, o primeiro encontro técnico de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no Hotel Pousada do Sesc, em Lages.
O evento reuniu 100 policiais militares, agentes de inteligência, de todos os batalhões da PMSC, dos comandos de Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado e Agência Central de Inteligência.
Durante o encontro foram ministradas palestras de interesse da atividade de inteligência, destacando-se, os temas: crimes contra o patrimônio, integração do sistema de inteligência da polícia militar (SIPOM) com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), sobrevivência policial, inteligência estratégica e prospectivas antidrogas, estudo de caso de operação de inteligência e atuação da promotoria de combate ao crime organizado.
"O 1º encontro técnico de inteligência seguiu os padrões dos encontros de radiopatrulha e do patrulhamento tático, estabelecidos pelo comando-geral da PMSC como forma de padronizar ações e difundir conhecimentos a todo sistema de inteligência institucional e incentivar o aprimoramento das ações de inteligência na Corporação", afirmou o coronel Fernando André da Silva, chefe da Agência Central de Inteligência (ACI).
Estiveram presentes na abertura do evento o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, o comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos, e o chefe da ACI, coronel Fernando André da Silva.
Para o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, "essa foi uma oportunidade ímpar de padronização e difusão do conhecimento para os agentes de inteligência que repercutirá positivamente no resultado final do serviço prestado pela corporação na proteção dos catarinenses''.