Na noite desta quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Na ocasião, 32 capitães da PMSC e três capitães do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) tornaram-se especialistas em Gestão de Ordem Pública.
O curso teve carga horária de 360 horas-aula e foi voltado para a atualização profissional dos oficiais intermediários, requisito privativo e indispensável para a promoção ao posto de major.
No evento, estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires, o coordenador do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, tenente-coronel Marco Antônio Brito Júnior, o paraninfo da turma, tenente-coronel Vinicius Valdir de Sá, dentre outras autoridades civis e militares.
Após dezenove semanas de especialização, entre os 35 capitães aprovados, destacou-se em primeiro lugar da turma o capitão Elton Roussenq Garcia, com a média 9,984, sendo agraciado com a medalha de Mérito Intelectual “Major Idelfonso Juvenal” e com o prêmio Osmar Romão da Silva da Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (ACORS).
A medalha de Mérito Intelectual “Major Ildefonso Juvenal” foi criada pela Lei nº 6.463, de 23 de novembro de 1984 e regulamentada pelo Decreto nº 24.555, de 26 de dezembro de 1984. É concedida pelo governador do Estado, por proposta do comandante-geral, ao oficial da corporação que obtiver a primeira colocação com média geral igual ou superior a nove no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a grande valia do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais para a sociedade catarinense, além de estimular os oficiais intermediários a desenvolverem conhecimentos e habilidades aplicáveis no âmbito institucional da corporação, com vistas ao desempenho das futuras funções dos postos de major e tenente-coronel, completou.
Clique aqui e confira as fotos da solenidade.
Fotos: 3º Sargento da reserva remunerada Paulo Henrique Santana / CCS