Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC realiza aula inaugural do curso de Gestão em Eventos


Na manhã desta segunda-feira, 28, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou na Capital o curso de Gestão de Eventos, que terá uma carga horária de 78 horas e coordenado para 29 oficiais. A aula inaugural foi realizada às 8h30, no auditório da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.

Em meio as autoridades presentes, destaque para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, e demais autoridades militares e civis.

O curso tem como objetivo capacitar os oficiais para o planejamento, comando e controle de eventos de qualquer natureza e dimensão, o qual irá proporcionar a padronização de procedimentos técnicos para os eventos que possuam a capacidade de reunir um grande número de pessoas.

Ao dar boas-vindas aos alunos, o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, enfatizou que o Estado de Santa Catarina possui um calendário de grandes eventos que se repetem anualmente. “É muito importante especializarmos nossos militares para atuarem em eventos de grandes proporções, para que seja feito um policiamento planejado e organização para o controle dos eventos de qualquer natureza e, principalmente, para a segurança de todos os presentes”, finalizou o coronel Pontes.

A aula inaugural teve como tema “Evolução dos Grandes eventos no Brasil”, sendo ministrada pelo coronel Aurélio José Pelozatto da Rosa, representante da PMSC que já foi coordenador de Segurança dos Jogos Pan-Americanos e Para-Panamericanos Rio 2007 e Coordenador de Segurança do Revezamento da Tocha Pan-Americana e Para-Panamericana Rio 2007.

No Brasil, tivemos eventos em nível mundial, como o Pan Americano em 2007, Copa do Mundo em 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Jornada Mundial da Juventude em 2013, cenários que promovem a integração das forças de segurança do país para a coordenações. Com esse objetivo, foram selecionador instrutores que já participaram no planejamento e execução dos megaeventos que ocorreram no país, como oficiais da PMSC, e das Polícias Militar de Minas Gerais, de São Paulo, além de palestras de demais instituições.

A capacitação conta com a participação de vinte e nove oficiais da PMSC, possuindo representantes de diversos Comandos Regionais, Agência Central de Inteligência, Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado, Comando de Polícia Militar Rodoviária e Comando de Polícia Militar Ambiental. Também participam do curso quatro policiais militares de outras instituições, sendo dois de Goiás e dois do Paraná, além de dois policiais rodoviários federais.

Fotos: Soldado Malinverni / CCS