Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC promove mais de 1.900 policiais militares


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta sexta-feira, 25, a solenidade de Promoção de Oficiais e Praças da instituição alusiva ao Dia de Santa Catarina (comemorado na mesma data). Na Capital, os policiais participaram do ato na sede da Academia de Policia Militar da Trindade. A solenidade também contou com a formatura dos alunos no Curso de Habilitação de Cabos.

Ao todo, 40 oficiais foram promovidos, cinco destes alcançaram o posto de coronel, o último degrau na carreira dos oficiais. Já entre as praças, foram promovidos 1863 policiais em todo o Estado, destacando-se um, por ato de bravura, e um ao cargo de subtenente. O ato reveste a importância para a corporação e para a vida profissional e pessoal de cada militar estadual.

O evento, também realizado em outras unidades militares do Estado, contou com a formatura e entrega de diplomas para 2.598 policiais no Curso de Habilitação de Cabos. O curso aconteceu entre o período de 29 de agosto a 3 de novembro de 2022, por meio de ambiente virtual de aprendizagem. A turma foi denominada “Cabo Alexandre Maciel”, em homenagem ao policial que exercia as funções no Posto 13 da Polícia Militar Rodoviária e faleceu aos 40 anos no município de Massaranduba, após ser atropelado por um veículo que se evadiu de uma abordagem policial, no dia 24 de abril de 2022.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o comandante da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Ricardo Alves da Silva, além de outras autoridades civis e militares.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, “hoje é um dia festivo pois comemoramos o dia da Padroeira do Estado, o Dia de Santa Catarina, um exemplo de vida aos policiais militares pela coragem, dedicação e o espírito de fé. Gostaria de parabenizar todos os formandos em todo Estado, pois entregamos para a sociedade catarinense policiais capacitados e preparados para atuarem em prol da nossa população. Além disto, a saudar todos os promovidos no dia de hoje, em destaque para a promoção pelo ato de bravura, o qual o militar arriscou a vida em defesa de outro, a homenagem ao policial que nos deixou de forma prematura, sendo um exemplo em nossa corporação, e aos promovidos ao último degrau nas carreiras de Oficial e Praça”.

O evento contou com a promoção “Post Mortem” do cabo Luiz Fernando de Oliveira, em razão da ação que, infelizmente, tirou a vida do policial militar. Ao atender uma ocorrência de tráfico de drogas no bairro Ingleses, em Florianópolis, na tarde de sexta-feira em 11 de março de 2022, ao realizar a busca no perímetro externo das residências, o cabo Luiz Fernando foi atingido por disparos de arma de fogo. Na sequência, o autor foi localizado, entrou em confronto com as guarnições e veio a óbito.

A esposa do policial promovido, que também atua na corporação e foi promovida à graduação de cabo, juntamente com a família do cabo Luiz Fernando, receberam uma homenagem do comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, onde o mesmo exercias suas funções.

Durante a solenidade de formatura, também aconteceu o ato de publicação do edital para as inscrições para a seleção ao Curso de Formação de Sargentos, 1ª e 2ª chamadas, o qual serão ofertadas 720 vagas ao quadro dos militares.

Confira abaixo a relação completa com o nome dos promovidos.

Para conferir a lista dos oficiais promovidos, CLIQUE AQUI.

Para conferir a lista das praças promovidas, CLIQUE AQUI.

Para conferir o álbum de fotos da solenidade, CLIQUE AQUI.

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira e Soldado Malinverni - CCS