Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC participa do 2º Encontro Nacional de Comandantes de Polícia Militar Ambiental


Entre os dias 12 e 14 de setembro, ocorreu em Bonito, no Mato Grosso do Sul, o 2º Encontro Nacional de Comandantes de Polícia Militar Ambiental, evento que reuniu 17 comandantes de diversas regiões do Brasil. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi representada pelo comandante do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), coronel Jardel Carlito da Silva.

O encontro teve como objetivo principal debater as melhores práticas e estratégias de atuação na fiscalização e preservação ambiental, além de promover a troca de experiências entre as unidades de Polícia Militar Ambiental (PMA) do país. Ao longo dos três dias, foram discutidos temas cruciais para o fortalecimento das ações de combate a crimes ambientais e a implementação de políticas conjuntas de proteção ao Meio Ambiente.

Entre os destaques do evento, foram as palestras ministradas por autoridades de renome no setor ambiental. O diretor de Licenciamento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Luiz Mário, e o promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Luciano Loubet, trouxeram contribuições significativas para o debate sobre as políticas de proteção ambiental no Estado.

Outro momento importante foi a participação do coordenador-geral de Fronteiras (CGFron), coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado da Rondônia Ronimar Jobim, que abordou as particularidades da fiscalização em áreas de fronteira e o papel da Polícia Militar Ambiental nesse contexto. Além disso, o presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Eduardo Folley Coelho, trouxe questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos e à sustentabilidade.

A experiência da Polícia Militar de Santa Catarina, no ciclo completo da Polícia Militar Ambiental, foi o tema da palestra do coronel Jardel e do major Paulo Roland Ern, que compartilharam as práticas de sucesso adotadas no Estado, incluindo o uso de tecnologia e integração das forças policiais para uma atuação mais eficaz na proteção ambiental.

O encontro foi uma oportunidade para fortalecer laços entre as instituições e discutir estratégias conjuntas que possam ser aplicadas em nível nacional, promovendo a preservação de ecossistemas e combatendo práticas que ameaçam a biodiversidade.

Fotos: 2º Batalhão de Policia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul