Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC participa de seminário dedicado à temática “Segurança e Defesa”


O Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEECF), da Escola Superior de Guerra (ESG) no Estado do Rio de Janeiro, realizou na segunda-feira, 29, um seminário dedicado à temática da “Segurança e Defesa”. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi representada pelo comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que palestrou sobre “A Segurança Pública sob a ótica da PMSC”.

O seminário reuniu cerca de 400 pessoas participaram da atividade, desenvolvida no formato híbrido, com audiências remota e presencial, de maneira sincrônica, tendo como objetivo apresentar conceitos e ideias para reflexão das diferenças entre as questões relacionadas à Segurança, à Defesa e à Segurança Pública, bem como entre os instrumentos para implantação das ações próprias de suas respectivas políticas.

Dentre renomados palestrantes, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, participou do seminário e compartilhou informações sobre o Plano de Comando 360, sendo um método de avaliação de desempenho que tem como objetivo principal desenvolver competências essenciais dos colaboradores a fim de alcançar os resultados esperados.

Além disto, foi destacado que o Estado de Santa Catarina recebeu a maior aprovação do país em relação ao trabalho realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). De acordo com a pesquisa inédita da Genial/Quaest, divulgada na última semana de abril, a PMSC recebeu 74% de menções favoráveis.

Durante a palestra, o comandante-geral da PMSC também apresentou o Projeto de Ordem Pública, ressaltando a importância na mudança de perspectiva de “segurança pública” para “ordem pública”, conceito mais amplo, que abrange vários setores da sociedade. E, na Prevenção Escolar, foi destacado o programa Rede de Segurança Escolar e a capacitação dos profissionais de educação em Santa Catarina para prevenir as práticas de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas.

O comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, já foi aluno da Escola Superior de Guerra, se formando no Curso Superior de Defesa, que tem como objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, as quais envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa, como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.