Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC participa de missão internacional na Colômbia


Entre os dias 23 e 27 de julho, três policiais militares de Santa Catarina representaram a instituição em missão internacional na cidade de Medellín, na Colômbia. O trabalho é uma das etapas do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), grupo formado por mais de 30 instituições públicas e privadas constituído pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), logo após o fato ocorrido no município de Blumenau.

O objetivo da viagem foi conhecer as políticas públicas adotadas por Medellín a partir dos anos 90 que fizeram da cidade um centro de inovação e criatividade, diminuindo a violência endêmica que assolou o país em razão do narcotráfico.

Em Medellín, a realidade mudou graças às diversas políticas públicas como a construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, infraestrutura e principalmente o esforço para a mudança na cultura da sociedade, que passou a entender a importância do cuidado com os espaços públicos, o respeito entre as pessoas e principalmente a instrumentalização da educação como meio de conscientização das crianças e adolescentes.

Na ocasião, representaram a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) o chefe da Casa Militar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), coronel Ricardo Alves da Silva, o auxiliar da Seção de Operações (Secop), major Jonatas David de Souza, e o auxiliar da Secretaria dos Programas Institucionais (SPI), capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin. 

O Comseg Escolar trabalha, com a presença da PMSC em todas as etapas, na construção de projeto de lei amplo, o qual deverá ser apresentado à Alesc até o fim de agosto. Foram realizadas seis audiências públicas nas principais cidades catarinenses e missões em Medellín e São Paulo, realizadas para conhecer exemplos de ações preventivas nas escolas e na comunidade a fim de melhorar o ambiente escolar e combater os ataques externos.

Além de ações de segurança, o projeto foca em aspectos pedagógicos, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente mais pacífico nas instituições e a PMSC, com sua forte atuação através dos programas preventivos Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd) e Rede de Segurança Escolar, aplicados em mais de 70% dos municípios catarinenses.

O encontro também contou com a presença do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Cije) do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, da diretora de infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ana Colombo, e da vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Passos.