Na última quinta-feira, 3, em Blumenau, o 10ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) participou da coletiva de imprensa do Planejamento Estratégico da Segurança Pública da 36ª Oktoberfest. O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Cláudio Roberto Koglin, dentre outras autoridades civis e militares.
Dentre os destaques está a utilização de novas tecnologias de policiamento. Para reforçar o efetivo, o 10º BPM receberá policiais de outras regiões, sendo 30 ao longo da semana e outros 100 aos finais de semana. Além disso, todas as equipes estarão equipadas com tablets e smartphones para acesso ao PMSC Mobile (aplicativo para gerenciamento de ocorrências) e câmeras acopladas aos coletes policiais, registrando em áudio e vídeo a relação do policial com o cidadão. Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones) sobrevoarão no entorno da Vila Germânica e da Rua XV de Novembro nos dias de desfile. Uma delas está equipada com uma câmera especial que permite a aproximação da imagem em 30 vezes.
Para o monitoramento de pontos estratégicos do município e de toda a área do evento, haverá um Posto de Comando Avançado, com acesso a todas as câmeras. Nessas imagens, será aplicada a tecnologia de reconhecimento facial, tendo como objetivo a identificação de pessoas com mandados de prisão ativos. De modo conjunto, os equipamentos de gravação no entorno do evento funcionarão com a solução de leitura de placas de veículos (OCR), permitindo o monitoramento do trânsito local e verificando diversas ilegalidades em tempo real, tais como carros com registro de roubo ou furto.
A PMSC é a força policial com maior número de drones e de policiais capacitados para operar o equipamento, lembrou o subcomandante-geral, coronel Koglin. “Houve tempos em que era necessário o emprego de mais de 200 policiais. Hoje, com a funcionalidade e a eficiência das novas tecnologias de policiamento, estamos alocando menos policiais e garantindo melhor qualidade e segurança”, ressaltou o coronel.