Foi realizada nesta sexta-feira, 2, a abertura da Semana da Pátria, em comemoração ao bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil, celebrado no próximo 7 de setembro de 2022. A solenidade aconteceu no Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, onde está sendo realizada a exposição de veículos e artigos militares. A programação segue até quarta-feira, 7.
A abertura do evento contou com a apresentação da banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina, O Piano Catarinense. Em seguida, foi aceso o fogo simbólico pela atleta Luísa Harumi Matsuo (atleta olímpica na modalidade ginástica). Aguardaram para a cerimônia também a para-atleta Julia Pereira Marcelino (que já representou diversas vezes o Brasil na modalidade bocha) e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Pontes, que no ato representou o governador do Estado, Carlos Moisés, e acendeu a pira que ficará acesa durante toda a Semana da Pátria.
Para o comandante-geral, a Semana da Pátria é um momento de reflexão. “Devemos ter a perspectiva de um amanhã cada vez melhor, baseado nos princípios da Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Só assim teremos uma nação mais forte e coesa, exaltando os símbolos nacionais”, completou.
Participaram do evento o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, o General de Brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de autoridades militares e civis.
As comemorações da Semana da Pátria, que se encerrará com o desfile cívico-militar, na Beira-Mar Continental, às 8h45, no dia 7 de setembro, têm por finalidade despertar o sentimento cívico e patriótico na população, bem como buscar a integração com órgãos públicos, entidades, segmentos escolares e comunidade em geral para cultuar a Pátria na data magna de sua Independência.
Confira a galeria de imagens da solenidade.
Fotos: 1° Sargento RR Aurélio de Oliveira / CCS