A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu, desde o dia 31 de outubro, quando começou a Operação Eleições 2020, 215 ocorrências no total. Destas, somente neste domingo, 15, até às 18h, foram totalizadas 122 ocorrências. Desse total 11 candidatos e 92 eleitores foram flagrados cometendo crimes eleitorais. A ação, que foi planejada entre a PMSC e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), contou com 5.426 policiais que fiscalizaram 3.226 locais de votação em todo o Estado.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, as eleições de 2020 foi uma das mais tranquilas da história de Santa Catarina. “Tínhamos uma grande apreensão em relação a essa eleição, justamente pelo ineditismo em relação às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Mas não tivemos um grande número de ocorrências, justamente por eleitores e candidatos do Estado respeitarem as leis eleitorais”, destacou.
Os policiais estiveram nas ruas, nas proximidades dos locais de votação, atuando na garantia da preservação da ordem pública e, em caso de necessidade, na repressão de possíveis crimes relacionados ao pleito. Seja através de denúncias realizadas pelo 190, aplicativo PMSC Cidadão e também pelo efetivo presente nos colégios eleitorais, a PMSC averiguou todas as ocorrências no Estado.
Texto: Marcelo Passamai/CCS
Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana/CCS