O Estado de Santa Catarina vai receber o reforço de mais 605 novos soldados que se formaram no Curso de Formação de Praças (CFP) 2024. O evento foi realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na manhã desta sexta-feira, 20, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.
Formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), a cerimônia marca o início da carreira dos novos militares após um longo período de treinamento físico e teórico para o cumprimento de inúmeras missões no campo da Ordem Pública.
Foram aproximadamente sete meses de curso, tendo a carga horária de 900 horas-aula, com diversas disciplinas práticas e teóricas, além das atividades extraclasses como o exercício de adestramento policial militar, a marcha da Serra da Garganta, seminário de radiopatrulha, palestras, além de escalas de serviço externas em estágios e eventos. Dentro desta rotina intensa, ainda teve atividades descontraídas como as olimpíadas da Esfap, gincanas e trilhas.
Os policiais que se formaram serão deslocados por todas as cidades de Santa Catarina a partir de março do próximo ano. Enquanto isso, eles vão atuar na Operação Estação Verão, para garantir a proteção da população, principalmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias.
A cerimônia de formatura foi marcada por discursos inspiradores, destacando a importância do papel do policial militar na sociedade. O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou “a formação desses novos soldados representa o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina com a segurança da sociedade catarinense. Esses homens e mulheres enfrentaram meses de intenso treinamento para estarem prontos a servir e proteger com dedicação e profissionalismo. Hoje, celebramos não apenas o início de suas carreiras, mas também a continuidade de uma tradição de excelência no cumprimento da Ordem Pública”.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se fez presente na formatura dos novos soldados e destacou a importância desta formação para a sociedade catarinense. “Parabenizo os formandos da nossa valorosa Polícia Militar, que agora integram aquela que é reconhecida como a melhor corporação do país. Vocês dedicaram suas vidas à proteção de pessoas que muitas vezes nem conhecem, demonstrando um compromisso inigualável com a Ordem Pública. Recebam meu abraço e o mais profundo respeito por fazerem parte de uma instituição tão histórica e relevante, que se aproxima de seus 190 anos de dedicação ao povo catarinense", finalizou o governador.
Durante a solenidade na APMT, foram realizadas diversas homenagens. Dentre as homenagens, o aluno-soldado Maicon Guimarães dos Santos, que alcançou a primeira colocação geral no CFP 2024 com média final de 9,912, foi agraciado com a medalha Feliciano Nunes Pires – categoria Bronze, conferida às praças da PMSC que se destacarem nos Cursos de Formação de Praças, realizados na corporação, e um prêmio da Associação De Praças Do Estado De Santa Catarina (Aprasc).
Além disto, foram agraciados os alunos-soldados Willian Orige Honório, primeiro colocado nas disciplinas Policiais; Leonardo Gai Torres, primeiro colocado nas disciplinas de Direitos Humanos; e Maicon Guimarães dos Santos, primeiro colocado nas disciplinas Militares.
A formatura, que contou com a presença de familiares e amigos dos novos policiais, foi marcada por emoção durante o compromisso perante o pavilhão nacional, continência a bandeira, o desfile e o tradicional último fora de forma.
A cerimônia também contou com a presença do subcomandante da PMSC, coronel Alessandro José Machado, do chefe do Estado-Maior-Geral da corporação, coronel Jailson Aurélio Franzen, do diretor da APMT, coronel Cleber Pires, o comandante da Esfap, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, além de diversas autoridades militares, civis e imprensa.
Nome da turma e paraninfo do curso
Todas as turmas que encerram a trajetória na formação escolhem um nome para identificar a sua turma. Os formandos do Curso de Formação de Praças 2024 prestam a sua homenagem à memória do 3º sargento Davi Appel da Silva.
Nascido em 1986, na cidade de Criciúma, o 3º sargento Appel tinha 38 anos e ingressou na PMSC 2011. Era um policial militar dedicado e exemplar, com diversos elogios em sua ficha por bons serviços prestados, além de condecorações como o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e a medalha de bronze por ter alcançado 10 anos de serviço efetivo.
Faleceu em setembro de 2024, em serviço, após ser covardemente atacado no cumprimento da missão.
Durante a solenidade, como forma de homenagear o nobre policial militar, os formandos prestaram uma singela homenagem à família.
O evento também contou com a uma homenagem prestada ao 2º sargento Maikon Antunes de Souza. O militar foi escolhido pelos formandos como Paraninfo do Curso de Formação de Praças.
A escolha foi motivada, além de sua indicação pelos alunos-soldados, por ser uma referência de profissionalismo e ter uma trajetória irretocável e exemplar, bem como ter ampla experiência na atuação policial militar.
Clique aqui e confira as imagens da formatura.
Texto: soldado Pedro Francisco da Costa Neto / CCS
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana / CCS