A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na noite de segunda-feira, 12, a formatura do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. A solenidade aconteceu no auditório do complexo de Segurança Pública do Estado, localizado em Florianópolis. Receberam os devidos diplomas 30 capitães, sendo um representante da Polícia Militar do Piauí.
Participaram do evento o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Júlio Freiberger Fernandes, o subcomandante-Geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do estado-maior-geral da PMSC, coronel Jardel Carlito da Silva, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) e diretor-geral da Faculdade da Polícia Militar (Fapom), coronel Ricardo Alves da Silva e o comandante da Escola Superior de Formação de Oficiais e coordenador do curso, tenente-coronel Richard Westphal.
O curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é uma especialização Lato Sensu em Gestão de Ordem Pública e a turma formanda recebeu o nome “Coronel Oscar Manoel Bernardo”, falecido este ano. Durante sua carreira, o coronel homenageado atuou em diversas unidades da corporação, dentre elas o 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, 8º Batalhão de Polícia Militar de Joinville e o 13º batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul. Atuou também junto à Casa Militar e como chefe do Estado-Maior-Geral, encerrando sua carreira como comandante do Centro de Ensino da PMSC, atualmente Academia de Polícia Militar da Trindade.
Com 360 horas de aulas, os 30 capitães formados estão aptos para os desempenhos de cargos e funções inerentes aos postos futuros de major e tenente-coronel. O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, ao parabenizar a todos os formandos, salientou a importância do constante aperfeiçoamento em todas as camadas da corporação. “Nosso trabalho deve estar sempre atualizado, administrativa e operacionalmente, para que possamos melhor atender às necessidades da sociedade catarinense”, destacou.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana / CCS