Na tarde de segunda-feira, 24, na sede do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ocorreu uma reunião entre a Polícia Militar e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O tenente-coronel Marzarotto, comandante do 16º BPM, conduziu a reunião com o intuito de obter um panorama sobre a situação dos indígenas em Palhoça e fomentar uma maior integração entre as instituições.
Além da presença da Funai, o encontro também contou com representantes da concessionária Autopista Litoral Sul, empresa responsável pela administração do trecho da BR-101 em Palhoça.
Nesse encontro estratégico, o 16º BPM e a Funai alinharam estratégias visando a estreita colaboração na defesa dos direitos e bem-estar dos povos indígenas da região. O objetivo é promover ações conjuntas para solucionar questões específicas que afetam as comunidades indígenas no município.
A iniciativa ressalta o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina com a proteção e o respeito aos direitos das comunidades indígenas, além de reforçar a importância do diálogo e da cooperação entre órgãos governamentais e setor privado para promover uma atuação mais abrangente e eficiente em prol do bem-estar de todos.
Conforme o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Marzarotto, "a expectativa é que essa parceria fortaleça ações de prevenção, atendimento e resolução de conflitos que envolvam os povos indígenas em Palhoça".