Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC divulga orientações para o primeiro dia do Carnaval 2023 na Capital


Na sexta-feira, 10, inicia o Carnaval 2023 de Florianópolis. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estará garantindo a segurança do ambiente e conta com cada folião para ter maior atenção para alguns comportamentos que determinam a segurança pessoal e a alegria da festa. Com o desfile do bloco Berbigão do Boca, que acontecerá no Largo da Alfândega, no Centro da Capital, a partir das 12h, tem início a festa que será acompanhada pela PMSC, através dos policiais do 4º BPM.

São esperaradas cerca de 200 mil pessoas, por dia, no carnaval de rua de Florianópolis, este ano. Muitos dos foliões se aglomeram no centro de Florianópolis e no entorno da praça XV, locais oficiais dos eventos da Prefeitura Municipal. Portanto, atente-se para as multidões. Procure por lugares abertos e sem muita concentração de pessoas. Se houver um tumulto tente se aproximar das paredes e se segurar em algo fixo. Se deixar algo cair, não tente pegar. Você pode ser pisoteado e se machucar. Não tente intervir em brigas ou confusões. Acione sempre o policial militar mais próximo.

Em relação aos seus pertences, nos grandes eventos, é comum o crime de oportunidade, ou seja, os criminosos aproveitam o descuido por parte das vítimas para furtar seus objetos. Evite andar com o celular na mão, guarde-o nos bolsos da frente e use roupas com sistema de fechamento ou zíper. Não leve consigo grandes quantidades de dinheiro ou muitos cartões. Prefira bolsas pequenas e discretas, fáceis de transportar. Ao tirar uma fotografia com os amigos, olhe o entorno e note se existe alguém suspeito. Procure ficar próximo das guarnições da Polícia Militar ou órgãos de segurança.

Nos dias de Carnaval, o trânsito estará restrito. As principais ruas do Centro de Florianópolis estarão fechadas. Evite usar seu carro. Dê preferência ao transporte por aplicativos e transporte público. Haverá muitos ônibus em circulação e rotas exclusivas do continente para a ilha. Se for para a festa de carro, estacione nos locais permitidos pela legislação de trânsito e atente-se para não deixar pertences sobre os bancos ou expostos, que se tornam alvos fáceis nas mãos de criminosos. Ao sair do veículo, certifique-se de que este realmente está fechado e travado. Se for dirigir, não beba.     

 

Policiais militares disponibilizarão pulseiras de identificação para as crianças. Preencha com o endereço, nome e telefone de contato de um responsável. Lembre-se de hidratá-las. Não as deixe perto das caixas de som, pode agredir os ouvidos. Cuidado com o sol, passe protetor solar. Verifique a segurança do ambiente e tente ficar próximo às forças de segurança. Procure pelos blocos infantis, eles possuem estrutura voltada para os pequenos. Estabeleça pontos de encontro com seus filhos e amigos, pois eles podem se perder.

A ingestão de bebida alcoólica traz alterações no corpo e no comportamento das pessoas, que associadas ao calor de verão, fazem surgir sintomas de desidratação ou intoxicação por álcool. Então, beba muita água e alimente-se bem. Proteja-se do sol com o uso de protetor solar. Use roupas leves e arejadas e cuide de seu copo ou garrafa. Não o perca de vista e não beba em copos alheios. Se surgir sintomas adversos como amnésia, sonolência, alucinações ou vômitos, procure o posto médico mais próximo.

Não ande sozinho em lugar ermo ou mal iluminado. Se visualizar atitudes suspeitas, afaste-se e procure o policial mais próximo. Se for abordado por policiais, acalme-se, responda as perguntas devagar e com calma e faça tudo que o policial pedir.

Clique AQUI e programe-se com o mapa do evento e nossa cartilha de segurança: