A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está recebendo, desde o dia 25 de fevereiro, quando se comemora o Dia do Veterano, os policiais da reserva, praças e oficiais, para uma confraternização em todas as unidades da corporação.
Com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado e do chefe de Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurelio Franzen, na segunda, 27, foi realizada na sede do comando-geral da PMSC uma recepção a ex-comandantes e ex-oficiais da instituição.
Na oportunidade o coronel Franzen realizou a leitura de um trecho de um artigo do então 2º tenente farmacêutico Idelfonso Juvenal, o qual resumiu a evolução da Força Policial Militar na época da Mornarquia. “Jamais imaginaria que quase duzentos anos depois a PMSC teria esta força, considerada uma das melhores polícias do Brasil”, afirmou o chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC.
Em nome dos veteranos presentes, o coronel da reserva e ex-comandante da PMSC, Sidnei Carlos Pacheco, fez um breve relato da sua atuação no comando-geral. “Ainda hoje tenho a sensação que ainda estou de farda e não deixo de agradecer a tudo o que a PMSC me deu”, disse emocionado.
O comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, anunciou que a PMSC está trabalhando na pesquisa e na implementação de um programa especial que atenda a todos os veteranos da PMSC, o Protetores Veteranos. “Este programa fará um mapeamento de todos os nossos policiais na reserva, como estão as suas vidas atualmente, quais as principais dificuldades. Isso nos dará um verdadeiro quadro de como podemos ajudar da melhor forma a todos”, afirmou.
Entre os veteranos que foram recebidos e puderam promover o resgate, a aproximação, além de renovar a noção de pertencimento institucional, estiveram presentes da sede do Comando-Geral em Florianópolis o ex-comandante-geral da PMSC, coronel da reserva, Sidiney Carlos Pacheco, o ex-comandante-geral, coronel da reserva João Lázaro Braga Filho, o ex-comandante-geral, coronel da reserva Valmir Lemos, o ex-comandante-geral, coronel Walmor Backes, o ex-comandante-geral, coronel da reserva Edson Ivan Morelli, o ex-comandante-geral, coronel Edson Souza, o ex-comandante-geral, coronel da reserva Luiz da Silva Maciel, o ex-comandante-geral, coronel da reserva Nazareno Marcineiro, o ex-comandante-geral, coronel da reserva Valdemir Cabral, ex-comandante-geral, coronel da reserva Paulo Henrique Hemm e o ex-comandante-geral, coronel da reserva Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.
Estiveram presentes também o ex-subcomandante-geral da PMSC, coronel da reserva João Henrique Silva, o ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva Edison Carlos Ortiga, o ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva Jorge Luiz Freitas Martins, ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva Aristides Eneas Canella Tramontin, ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva Valmir Cabral, ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Celson Dorian de Oliveira, ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva João Schorne de Amorim e o ex-chefe do Estado-Maior-Geral, coronel da reserva Giovanni Cardoso Pacheco.
Em 15 de março de 2021 foi lançado o Marco Conceitual do Programa de Proteção de Veteranos (PPV) da PMSC, através da Portaria nº 402/PMSC/2021. O PPV tem como objeto desenvolver, por intermédio da cadeia de comando, ações que permitam à PMSC garantir a segurança, a saúde e a seguridade dos Veteranos.
Clique AQUI e confira a galeria de fotos.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: Sargento RR Paulo Henrique de Santana