A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) divulgou na tarde desta sexta-feira, 19, os números finais da operação “Rodoviária: transparente e segura”, que iniciou às 21h desta quinta, 18, e encerrou à 0h do mesmo dia.
A ação, que é um projeto piloto de cunho preventivo, ocorreu em frente ao Posto 1 da PMRv, na SC-401, em Florianópolis. A ideia é fazer com que os motoristas saibam onde irão ocorrer as fiscalizações, até mesmo para que possam criar a percepção de que andar "dentro da lei" é o mínimo que se espera dos condutores.
Da mesma forma, fica a iniciativa deixa claro que, com a divulgação antecipada da operação, a prevenção "induzida" naturalmente passa a ser melhor opção. E, assim, com a frequência das ações, as pessoas passam a se policiar mais e, consequentemente, passam a incorporar o hábito de circular em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.
Durante a operação, 151 veículos foram fiscalizados na rodovia, totalizando 287 pessoas abordadas. Sessenta e dois motoristas foram flagrados em desconformidades com as normativas de trânsito.
Cinco veículos tiveram de ser removidos e 30 CNHs foram recolhidas. Uma pessoa acabou presa por embriaguez ao volante, e outras 150 se submeteram ao teste do bafômetro, 32 recusas ao teste foram contabilizadas.
No período, 154 motoristas foram flagrados pelo radar noturno em excesso de velocidade.