Na manhã desta terça-feira, 18, os policiais militares participaram da aula inaugural do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (Cepa). O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis.
Foram ministradas duas palestras, uma com o professor doutor Juarês José Almond, especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas, mudanças climáticas e paleoclima intitulada “As mudanças climáticas e perspectivas futuras, e outra sobre “O Desafio do Meio Ambiente Equilibrado e a Fiscalização Ambiental”, pelo doutor Andre Luiz Dias Mello, advogado ambiental.
O Cepa está sendo conduzido pelo Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) de Santa Catarina e contará com a participação de 34 alunos, sendo vinte e seis policiais militares da Polícia Militar Ambiental (PMA), seis policiais militares de outras unidades da PMSC e dois policiais militares do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.
O curso possui carga horária total de 445 horas, distribuídas entre as disciplinas de direito ambiental, processo administrativo ambiental, técnicas e operações de polícia ostensiva, patrulhamento rural, espaços especialmente protegidos, educação ambiental, atividades potencialmente poluidoras, flora, fauna, pesca, mineração, agrotóxico, georreferenciamento, recursos hídricos, uso de drone, parcelamento de solo e técnicas de direção off road 4x4.
Prestigiram a aula inaugural, o comandante do CPMA, coronel Robson Xavier Neves, o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Marledo Egídio Costa, o major Fernando Luiz Lopes, respondendo pelo comando do 2º BPMA, além de oficiais e praças das unidades da PMA.
Fotos: Estagiário João Albuquerque