Nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, policiais militares da Polícia Militar Ambiental (PMA), do helicóptero Águia 04 da Polícia Militar e a promotora de justiça da Comarca de Lages, deslocaram para o município de São José do Cerrito para dar inicio as fiscalizações nas empresas madeireiras daquela região. As fiscalizações decorrem de levantamentos de dados realizados pela PMA.
A operação ocorreu devido ao aumento gradativo e constante de atendimentos de ocorrências de exploração ilegal de madeira nativa na região, atividades essas, sem autorização ou licenciamento do órgão ambiental competente.
Com o apoio do Águia 04 foram realizados sobrevoos em locais com pontos de exploração de madeira nativa, que foram georreferenciados e serão fiscalizados pelas guarnições.
Alguns resultados já foram obtidos, com apreensões de madeiras comercializadas de forma ilegal, e um resultado final da operação, que ainda não tem data prevista para o término, será divulgado posteriormente.
O Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) da Polícia Militar é responsável pela fiscalização da flora, fauna, mineração, poluição e agrotóxicos, atuando em todo o território catarinense com 19 subunidades. Também, realiza dois programas de Educação Ambiental institucionalizados, com o objetivo de promover a proteção do Meio Ambiente.