Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Treviso (FUNTREV) para realizar uma fiscalização em propriedade com suspeita de maus-tratos contra cães ou gatos na estrada Geral Vila Lorenzon, município de Treviso.
Ao chegar no local, os policiais tiveram dificuldade de acesso a propriedade, sendo necessário passarem por uma cerca de arame farpado. Na propriedade foi encontrado aproximadamente 50 cachorros e cerca de 20 gatos em situação de maus tratos, acomodados em canis sujos de fezes, sem ração, sem água, sendo que diversos animais estavam com bicheiras, carrapatos pulgas, sarna, sem qualquer indício de tratamento.
A proprietária do local informou que os cachorros são do marido e que ele utilizava os cachorros para reprodução, porém ele lhe abandonou com os cachorros há cerca de 10 meses. A mulher alegou estar enfrentando dificuldades para manter os animais, seja para contratar mão de obra para a limpeza e higiene, como também dificuldades financeiras para contratar veterinário.
Estiveram na ocorrência servidores da FUNTEV e fiscais do meio ambiente. A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cartorários. Enquanto os animais foram recolhidos e encaminhados para tratamentos veterinários e futura doação.