Na quarta-feira, 31, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma palestra sobre o tema “Golpes virtuais e protocolos de Segurança Escolar” no Colégio Futurão, em Araranguá.
O assunto foi debatido com os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio, ocasião em que eles participaram ativamente discutindo acerca dos crimes virtuais e formas de prevenção, “fake news” (notícia falsa, em português), caminhos de pesquisas em pelo menos dois sites confiáveis, cuidados com as contas pessoais e dicas de segurança.
O subtenente Cristiano Guizzo, policial que ministrou a palestra, comentou que “explanei sobre o ambiente da rede social, os riscos, como também os crimes que ocorrem por meio da internet. Foi uma conversa produtiva com interação dos estudantes. Os alunos foram orientados sobre os riscos da internet, dos jogos virtuais, do contato com pessoas de vários lugares que nem sequer conhecem, falando um pouco de cada crime e da prevenção, sem deixar de mencionar o problema causado pelas Fake News”.
A direção do colégio destacou que avanço da tecnologia e o uso mais intenso da internet por meio de aparelhos celulares, proporcionou muitas comodidades aos usuários. Ao mesmo tempo, aumentou o perigo de que informações pessoais sejam usadas por hackers ou pessoas mal-intencionadas para a prática dos mais diversos crimes como: pedofilia, estelionato, golpe do nudes, do Pix, do clone do WhatsApp, entre outros. Desse modo, surgiu a necessidade de trabalhar esse assunto com a comunidade escolar e a Polícia Militar, como sempre esteve presente, foi convidada para participar.
A PMSC atua diariamente com visitas e consultorias preventivas escolares, atividades direcionadas à segurança das instituições de ensino e de toda a comunidade escolar, objetivando a redução da criminalidade nesses ambientes.