Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Pescadores e surfistas de Imbituba definem regras para safra da tainha 2020


A Polícia Militar, juntamente com representantes da Colônia de Pescadores Z-13 e da Associação de Surf de Imbituba (ASI), buscando resolver os conflitos entre pescadores e surfistas, definiram as regras para a safra da tainha 2020. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 6, na sede da Guarnição Especial de Imbituba (GEIb).

No dia 1º de maio, com o início oficial da temporada de pesca da tainha, que é uma tradição cultural no litoral catarinense, a prática de esportes aquáticos nas praias de Imbituba fica restrita, de acordo com a Lei Nº 1501, de 20 de setembro de 1995..

A reunião estabeleceu os locais proibidos para a prática do surfe na região e ampliou a decisão de anos anteriores, que irá utilizar o sistema de bandeiras, em algumas praias, indicando a permissão ou proibição dos surfistas.

Assim, a Polícia Militar recomenda aos surfistas que ao chegarem às praias fechadas procurem primeiro os barracos de pesca, para obter as informações se realmente naquele dia a praia estará liberada para o surf, mantendo assim o respeito entre pescadores e esportistas.

Da mesma forma, para evitar o máximo de aglomerações, a orientaçao é para que os surfistas não permaneçam na praia e que mantenham distância segura dentro da água também.

Importante destacar que as praias Vermelha, Luz e Barra da Ibiraquera ficarão fechadas, para a prática do surfe, durante a vigência da lei.

O fechamento será apoiado e fiscalizado pelos surfistas e pescadores locais, com objetivo de deixar a praia exclusiva para pesca e com o mínimo possível de pessoas durante a safra, prevenindo ao máximo as aglomerações.

Já as praias da Vila, Canto da Vila, Porto, Ribanceira, Itapirubá e Canto Sul do Rosa terão bandeiras, que indicarão as condições de pesca ou surfe.

Por sua vez, o surfe no Canto Norte do Rosa e Praia D'água está liberado durante toda a temporada de pesca da tainha.

A bandeira azul significa que a praia está liberada para o surf. Já a branca,  simboliza que a atividade de pesca está em andamento.

O acordo poderá sofrer mudanças conforme o desdobramento de eventuais restrições e panorama geral da pandemia e também da pesca no município.