No domingo, 31, foi realizado um evento comemorativo alusivo aos 32 anos de existência do pelotão de paramédicos em Joinville. Estiveram presentes os atuais integrantes do pelotão, bem como veteranos que já fizeram parte da equipe. Os presentes receberam a homenagem, participaram de um exercício recreativo e, por fim, confraternizaram com almoço realizado na sede da se recreativa da Polícia Militar em Joinville.
O sistema de atendimento pré-hospitalar de emergência surgiu no final de 1989, a partir da iniciativa do então diretor do pronto socorro do Hospital Municipal São José, Hercílio Fronza Júnior. Preocupado com o número de óbitos em traumas decorrentes do atendimento inicial inadequado e ciente das experiências internacionais nesta área, o médico colocou-se à disposição para o treinamento de segmentos da comunidade em técnicas de primeiros socorros. A PMSC aceitou o treinamento, através do coronel, atualmente na reserva, Lourival de Souza, que na época era o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar.
Quando o sistema de atendimento pré-hospitalar surgiu em Joinville, ainda não havia uma padronização de treinamento ou nomenclatura a nível local ou nacional e, por influência dos filmes e do seriado norte-americano chamado Plantão Médico, onde os coadjuvantes faziam o papel de paramédicos, a população e a imprensa batizaram e solidificaram a equipe como "Os Paramédicos da Polícia Militar" que, no dia 29 de julho de 2022, completou 32 anos salvando vidas.
No ano de 2004 foi realizado o Curso de APH Tático que introduziu conhecimentos, táticas e técnicas internacionais e que possibilitaram aos paramédicos a ter uma remodelação na sua maneira de atuação.
Hoje o pelotão de paramédicos conta com 10 policiais (socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros) os quais são empregados em diversas situações como ocorrências com vítimas de arma de fogo ou arma branca, ocorrências policiais que envolvam alto risco, ocorrências envolvendo reféns, distúrbios civis, rebeliões em estabelecimentos prisionais, apoio em buscas e resgate em áreas de fuga e conflitos.