A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou uma operação preventiva de fiscalização que resultou na prisão de um homem por envolvimento na prática da Farra do Boi em Governador Celso Ramos. Durante a ação, realizada na manhã de domingo, 24, os policiais abordaram um veículo que transportava um animal destinado para a atividade.
A ocorrência registrada faz parte da Operação Quaresma que tem o objetivo de agir de forma preventiva, evitando que a ocorrência de Farra do Boi chegue a acontecer, contribuindo para a proteção dos animais e a promoção do respeito à vida.
O abordado foi autuado por maus-tratos ao animal, conforme previsto na Lei 17.092/2020, que comina multa de R$ 10.000,00 para quem promove e transporta animais para a prática da Farra do Boi. Além disso, o envolvido foi detido por embriaguez ao volante, uma vez que se encontrava sob influência de álcool no momento da abordagem.
Diante dos fatos, o autor foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, para as providências legais cabíveis, e o animal foi recolhido pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR). As denúncias dessas práticas podem ser feitas através do 190 ou do aplicativo PMSC Cidadão.