Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Operação "Purgatio" é deflagrada em combate ao tráfico de drogas e homicídios


Na manhã desta quarta-feira, 6, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), deflagrou a operação "Purgatio", que apura a prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e de homicídios.

O objetivo da operação foi dar cumprimento a 30 mandados de prisão preventiva e de 53 mandados de buscas em endereços de 47 pessoas investigadas, nas cidades de Piçarras, Joinville e São Francisco do Sul.

Também são alvos de busca e apreensão e de prisão preventiva 15 internos do Sistema Prisional de Santa Catarina, distribuídos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio Regional de São Francisco do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Criminal de São Francisco do Sul.

O nome da operação faz referência à "limpeza", "purificação", e tem como objetivo retirar das ruas os envolvidos em crimes violentos na região da Babitonga, com a consequente responsabilização penal. O foco da operação foi o combate a organizações criminosas, a apuração da prática de crimes referentes ao tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e homicídios.

O resultado foi a prisão em flagrante de oito pessoas; a apreensão de cinco armas de fogo; 374 munições de diversos calibres; 38 celulares; dois computadores; 244 gramas de cocaína, mais de seis quilos de maconha; 6.130 unidades de drogas sintéticas; e R$ 18.650,00 em espécie.

Durante a ação, foram empregados 79 policiais militares do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), totalizando 256 agentes de segurança pública e 99 viaturas. Participando também a Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina.

O comandante do 5º CRPM, coronel Marcio Leandro Reisdorfer, esteve presente na operação e ressaltou a importância da união de forças dos órgãos de Segurança Pública no combate ao crime organizado na região.

Confira a galeria de imagens.