No período de 24 a 28 de junho de 2024 foi deflagrada a segunda etapa da Operação Nárke no Estado de Santa Catarina. Durante as ações ostensivas e de repressão qualificada no combate ao tráfico de drogas e crimes conexos foram apreendidos mais de 250 kg de entorpecentes e 123 pessoas detidas.
A operação está alinhada ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Através de abordagens qualificadas, identificação de pessoas, captura de foragidos, barreiras de fiscalização, dentre outros trabalhos, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) teve como resultado da operação a prisão e apreensão de 123 pessoas.
Além disto, como resultado da operação no Estado, houve a apreensão de 243,8 kg de maconha, 4,7 kg de cocaína, 2,7 kg de crack, 211 unidades de ecstasy e um quilo de skunk. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, sendo quatro revólveres, quatro pistolas e três espingardas.
O principal objetivo da Operação Nárke foi garantir que tanto o risco real quanto a percepção de risco relacionados ao tráfico de drogas fossem reduzidos. As ações incluíram a repressão e coibição de atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas, além da redução dos indicadores de criminalidade relacionados ao crime.
A operação foi desenvolvida no enfrentamento ao tráfico nas rodovias, com foco em prisões em flagrante por transporte de grandes quantidades de drogas em rodovias estaduais e rotas alternativas. Já nas áreas urbanas foram realizadas ações concentradas em locais suspeitos de venda de drogas e pontos de armazenamento.