Nesta quarta-feira, 28, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulga as expressivas apreensões e prisões durante o cumprimento da Operação Minerva. Deflagrada neste mês de novembro, a ação reuniu as forças de segurança nas fronteiras e divisas do Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promovendo ações coordenadas para reforçar a segurança dos Estados.
Sob a liderança do comandante do 9° Comando Regional de Polícia Militar (9º CRPM), coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, a operação contou com a participação de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar de Santa Catarina, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Militar do Paraná, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná, Receita Federal, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Policia da Argentina.
O resultado da operação refletiu-se não apenas na efetiva segurança da área de fronteira e na ordem pública, mas também em grande apreensões de descaminhos, drogas, recuperação de veículos furtados, cumprimentos de mandados de prisão, entre outros.
Em destaque para a apreensão de aproximadamente seis toneladas de maconha, 306.182 maços de cigarros contrabandeados, mais de cinco mil unidades de bebidas alcoólicas descaminhadas, como vinho, cerveja e destilado, 52 veículos apreendidos e 74 pessoas detidas.
Da mesma forma que Minerva simboliza sabedoria e cooperação, essa operação enfatizou a importância da inteligência policial, da coordenação interagências e a eficiência operacional de recursos e estratégias para enfrentar os desafios. Este paralelo destaca o comprometimento coletivo com a segurança e a efetividade na abordagem dessas questões complexas e dinâmicas.
Os dados destacam a eficácia do trabalho conjunto, a colaboração exemplar entre as instituições e a liderança estratégica. Os policiais militares dos diferentes Comandos Regionais e Batalhões desempenharam um papel crucial, produzindo resultados que contribuíram para uma região mais segura e protegida.
A operação não apenas superou desafios, mas também consolidou a importância da colaboração interinstitucional na promoção da segurança e integridade nas fronteiras. O compromisso das forças de segurança em unir esforços para enfrentar as atividades criminosas na região de fronteira é evidente, fortalecendo a confiança da população e preparando as bases para futuros desafios.
A Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com as demais instituições parceiras, reafirma seu compromisso com a segurança da população e destaca a importância da Operação Minerva como um marco na defesa da fronteira e na construção de uma região mais segura e protegida.