A Polícia Militar de Santa Catarina, através do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comemorou neste sábado, 28, um ano de trabalho na comunidade da Vila União, localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Através da Operação Mãos Dadas, pioneira em Santa Catarina, a PMSC resolveu transformar a realidade daquela comunidade.
Com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Federação Catarinense de Basketball, foi inaugurado o novo Centro de Convivência, onde foram fortalecidos os vínculos com a comunidade. O local passou por reforma e agora atenderá 80 crianças: quarenta no período vespertino e quarenta no período matutino.
No espaço, as crianças irão encontrar, no contra turno escolar, uma completa área de esportes, com oficinas, refeições, reforço pedagógico e convivência social e comunitária.
O comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, afirmou que a “reforma do local só foi possível após a Operação Mãos Dadas da Polícia Militar, que ocupou a região, por conta da crescente criminalidade na região”. Ele agradeceu aos policiais que participaram e continuam participando efetivamente da operação, lembrando que a comunidade foi parceira no processo de transformação e a principal beneficiária das ações realizadas pelas instituições estaduais, municipais e privadas. “A Vila União é um exemplo da sociedade que queremos e que é possível transformar a vida das pessoas”, completou.
O Centro de Convivência anteriormente era custeado apenas com recursos da Prefeitura e agora após a parceria passa a oferecer ainda mais serviços às pessoas. “O espaço é muito importante para essa comunidade e para todos. É ali onde as crianças estarão seguras estudando e aprendendo novas atividades, garantindo sua proteção social. Estamos muito felizes com este novo momento”, comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
A Operação
Desde os primeiros dias da Operação Mãos Dadas, na Vila União, várias mudanças já puderem ser observadas, como a limpeza das vias públicas, recolhimento do lixo, roçagem do mato, pintura dos muros e reforma do parquinho, com o apoio da Comcap, que foi o primeiro parceiro da PMSC a acreditar na mudança.
Logo, se seguiram dezenas de eventos organizados pela PMSC, em que foram prestados serviços de saúde e assistência social, sempre com foco nas crianças, que são a principal inspiração para a mudança.
Aos poucos a comunidade foi se aproximando da polícia e estreitando os laços de cooperação. Os eventos passaram a ser organizados com ampla participação e apoio da comunidade, a exemplo da festa realizada no Natal, no final de 2018, na qual a PMSC e comunidade dividiram o protagonismo.