No dia 10, a Polícia Militar de Santa Catarina realizou uma série de ações voltadas ao enfrentamento aos crimes transfronteiriços na divisa com Argentina e outros estados da federação.
Com a coordenação da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira, foram realizadas uma série de barreiras policiais fixas e móveis nas rodovias que cortam a região de fronteira, além de vistoriar bares e similares. Nas barreiras, os policiais militares abordaram 865 veículos, dos quais 48 foram notificados por irregularidades de trânsito. Nas ações em bares e similares, 25 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que 883 pessoas foram abordadas e identificadas.
Nas ações de trânsito, três condutores foram autuados por recusa em realizar o teste de alcoolemia. Nas demais ações, em São Miguel do Oeste uma pessoa foi detida por tráfico de drogas, sendo apreendidas com ele 5,4 gramas de cocaína embaladas em sete “buchas”. Em outra abordagem foram apreendidas 5 gramas de maconha.
Estas ações estão inseridas no contexto da Operação Hórus e de planejamentos de ações específicas com base na análise criminal, sendo coordenada pela 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira com ações regulares nos 35 municípios de sua área de atuação.
Texto: tenente-coronel Marcelo de Wallau da Silva