Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Operação Divisas integra com sucesso forças de segurança de cinco estados


Terminou na ultima segunda-feira, 15, a Operação Divisa Integrada que foi planejada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, em conjunto com os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica e operacional entre as Forças de Segurança, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais.

 A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC) de Santa Catarina apoia a iniciativa entre os Estados para a integração e a atuação conjunta das forças na prevenção e combate à criminalidade, não medindo esforços para que trabalhos dessa natureza se repitam em prol da sociedade.

 

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou da operação nas fronteiras do Estado. No período de 12 a 15 de maio realizou pontes de bloqueios, o patrulhamento nas rodovias, o patrulhamento marítimo, patrulhamento aéreo, ambiental e ações de repressão qualificada.

Ao todo, a PMSC abordou 2.796 pessoas, destas, seis pessoas foram presas. Foram apreendidos 12 quilos de cocaína, 12 quilos de crack e 2 quilos de maconha. Ao todo foram abordados nas rodovias estaduais 2.254 veículos, sendo que 25 foram apreendidos e 192 autuados com infrações.

 

Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, os números baixos de apreensões em SC significam o resultado do trabalho que é feito continuamente pelas Forças de Segurança. “Estamos dioturnamente realizando operações regionalizadas que garantem que o território catarinense é lugar onde o crime organizado é constantemente combatido”, assegurou.

Resultados Gerais -  Ao todo, nos cinco Estados envolvidos na Operação foi empregado um efetivo que envolveu mais de sete mil policiais, 2.519 viaturas, 70 embarcações, 21 aeronaves, 51 cães farejadores e cinco drones.  

 No período de 12 a 15 de maio foram fiscalizados 820 locais nas regiões da Operação, foram abordadas 32.801 pessoas. A Operação apreendeu 3,5 toneladas de drogas, sendo 3,4 toneladas de maconha, 21 quilos de crack, dois quilos de haxixe, 92 quilos de cocaína e 382 unidades de ecstasy. Além disso, foram apreendidas 17 armas de fogo e 39 mil maços de cigarros contrabandeados.  Os policiais dos cinco Estados abordaram 21.295 veículos, sendo que 184 foram apreendidos e realizaram 10 mil autuações. Nove veículos foram recuperados.

 

Entre os crimes investigados estão a formação de organização criminosa e tráfico de drogas, roubo a joalherias, homicídios, estelionatos, extorsão, fraudes virtuais, crimes contra criança e roubos e furtos de maquinários agrícolas. Ao todo foram cumpridos 103 mandados judiciais em nove operações específicas.

 

Essas ações resultaram na prisão de um empresário do Paraná, suspeito de extorquir cerca de 200 vítimas no Rio Grande do Sul. Também foi preso um autor de duplo homicídio, um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Sul, além da prisão do autor de um estupro de vulnerável em Santa Catarina, de um foragido que estava no Rio Grande do Sul e de autores do Golpe do Bilhete premiado, sendo mais de 20 suspeitos presos.

 

Texto Marcelo Passamai

Fotos: Divulgação/PMSC