Após meses de trabalho conjunto entre Ministério Público e Polícia Militar de São Bento do Sul, na manhã desta quinta-feira, 19, foi deflagrada a operação “Chave de Ouro”. Na ocasião, mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, deferidos pelo Poder Judiciário, foram cumpridas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Joinville, (Gaeco), que contou com o apoio de policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de São Bento do Sul, e do Canil do 14º BPM, de Jaraguá do Sul.
A operação é o resultado da apuração de procedimento de investigação criminal instaurado pelo Ministério Público e do intenso trabalho realizado pela Polícia Militar, que visa reprimir a prática de crimes relacionados às ações de organização criminosa, ligadas ao tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, furtos, roubos e tentativas de homicídios, que atua na região. A ação, proposta pelo Ministério Público, conta com a denúncia de 42 pessoas com envolvimento no tráfico.
Cerca de 32 policias militares e sete integrantes do Gaeco participaram da operação, que teve por objetivo o cumprimento de onze mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de São Bento do Sul.
A ação resultou na apreensão de uma pistola calibre 9mm, 600g de maconha, 537g de cocaína, 67 pontos de LSD e celulares, além de anotações com movimentações financeiras relacionados ao tráfico de drogas.
O nome da operação tem como base os excelentes resultados da repressão à criminalidade no município de São Bento do Sul, que fecha o ano com alguns dos menores índices de criminalidade do Estado.