Na manhã desta quarta-feira, 13, em uma ação integrada entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra pichadores na cidade de Blumenau.
Após realizar a identificação das pessoas que estão, reiteradamente, praticando crimes de pichação, previsto na Lei de Crimes Ambientais, a equipe deslocou até a residência dos envolvidos.
No local, dois homens, de 31 e 33 anos de idade, foram abordados e tiveram os aparelhos telefônicos apreendidos. Com um deles também foram localizados materiais usados para os crimes (spray, tinta, rolos). Com o mesmo homem, ainda foi apreendido uma quantia de maconha.
Além do envolvimento nas pichações, os dois presos possuem diversas anotações policiais, a maior parte envolvendo a posse de drogas.
A ação visa restabelecer a Ordem Pública na cidade, que tanto valoriza a segurança, limpeza e organização. A degradação do ambiente público favorece a prática de crimes e outras desordens, motivo pelo qual também é objeto de preocupação da Polícia Militar.
Esse ato, além de constituir prática delituosa, degrada, suja e polui a paisagem urbana da cidade, além de trazer prejuízos aos proprietários dos imóveis atacados.