No sábado, 14, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), prendeu dois homens por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e munições. A ação foi registrada durante o cumprimento da operação Caça na localidade de Santa Bárbara, interior do município de Bom Jardim da Serra.
Durante a operação, os policiais militares com o auxílio de uma aeronave remotamente pilotada identificaram três veículos comumente utilizados na prática de controle de animais exóticos.
Após realizar a abordagem e busca pessoal e veicular, foi localizado uma espingarda calibre 20, com 22 cartuchos intactos em um veículo e no outro uma espingarda calibre 12, com 22 cartuchos intactos. Na oportunidade, os militares realizaram a conferência dos documentos pertinentes ao controle populacional de Javali bem como a documentação referente às armas de fogo, os abordados não possuíam a autorização para o controle de animais exóticos na propriedade em que se encontravam, bem como o Cadastro Técnico Federal de atividade potencialmente poluidora estava vencido no ato da abordagem.
Diante dos fatos, dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, juntamente com os objetos apreendidos, para os procedimentos cabíveis.