Na quinta-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio da 2ª Companhia do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma barreira informativa na rodovia SC-370 em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), em Gravatal.
A iniciativa decorre da Operação Átria, destinada a viabilizar uma atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de combater as diversas formas de violência praticada contra a mulher.
Esta operação, que iniciou no dia 1° de março e se estenderá por todo o mês, tem por objetivo desenvolver ações de polícia ostensiva com foco na proteção à mulher, com a intensificação de visitas preventivas às vítimas cadastradas no Programa Rede Catarina, conscientização da comunidade por meio de palestras, panfletagens, outros meios de comunicação e pelo atendimento de emergências.
Durante o evento foram distribuídos folders informativos sobre o programa Rede Catarina e fornecidas orientações acerca do tema violência contra a mulher.
A operação recebe esse nome porque “Átria” é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar Sul, tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado a operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.