Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Novas diretorias de Consegs tomam posse em Joinville


Na noite da última terça-feira, 27, no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Joinville, ocorreu a solenidade de posse das novas diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) dos bairros Pirabeiraba, Petrópolis, Anita Garibaldi, Floresta, Atiradores e Glória e Itaum e Guanabara.

O evento foi prestigiado pelos comandantes das unidades militares locais, bem como por autoridades civis e pela comunidade em geral. 


Os Consegs do Anita Garibaldi, Atiradores e Glória e Pirabeiraba são responsáveis por bairros da área norte da cidade, de circunscrição do 8º BPM. Já os Consegs do Itaum e Guanabara, Floresta e Petrópolis são responsáveis pelos bairros da área sul da cidade, circunscrição do 17º BPM.

A Polícia Comunitária tem por objetivo precípuo a participação social, ou seja, o envolvimento de todos os cidadãos que morem, estudem ou trabalham na comunidade e que possam, voluntariamente, auxiliar a instituição policial na busca de soluções focadas nas causas da violência e da criminalidade, proporcionando mais segurança e mais qualidade de vida.

São os Consegs, ainda que definam suas prioridades, pois as comunidades possuem diferenças culturais, econômicas e sociais entre si, materializam objetivos comuns, como: aproximar e integrar mais a polícia e a população; planejar a ação comunitária e avaliar os resultados; encaminhar coletivamente as denúncias; levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade; e desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.

Durante a solenidade, os recém empossados, com o braço direito estendido, juraram trabalhar, de forma voluntária, pelo progresso, harmonia e segurança da comunidade e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela polícia.

Em sua fala, o assessor de Segurança Cidadã, tenente-coronel Marcos Aurério Rann, enfatizou a importância dos trabalhos desenvolvidos por vários Consegs, bem como a excelência dos programas desenvolvidos pelas instituições de Segurança Pública. 

Finalizando, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Jofrey Santos da Silva, destacou a importância de uma sociedade participativa e altruísta, apta a bem empregar o seu tempo na construção uma sociedade melhor hoje e, ainda, mais segura para as gerações futuras.