Na noite de quarta-feira, 26, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba, a apresentação do Projeto de Ordem Pública e o Plano de Comando 360 para os municípios da circunscrição do 10º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
Estiveram presentes o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o comandante do 10º CRPM, coronel Raul Assunção, autoridades regionais, como prefeitos e presidentes de associações empresariais das cidades da região, totalizando 250 pessoas.
Em sua fala, o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ressaltou sobre o terrorismo doméstico com múltiplas vítimas e explicou o protocolo internacional adotado pela Polícia Militar. O protocolo “Fugir, Esconder-se ou Lutar” prevê uma série de orientações de como as escolas devem proceder nesse tipo de ocorrência, devendo ser melhorada também as estruturas das escolas, como deixar grades e cercas para ter mais visibilidade do que esta acontecendo dentro das unidades de ensino.
Além disto, o comandante-geral apresentou o Projeto de Ordem Pública e destacou a importância na mudança de perspectiva de “Segurança Pública” para “Ordem Pública”, conceito mais amplo e que abrange vários setores da sociedade.