A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na tarde desta quinta-feira, 8, a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2022. A turma composta por 217 alunos homenageou o 2º sargento Manoel Jailson Adriano, falecido em serviço no dia 15 de agosto de 2022 após ser atropelado em uma barreira policial.
A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis. Os alunos foram formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) da APMT, estando aptos e prontos para o cumprimento de inúmeras missões no campo da segurança pública.
Após cerca de nove meses de curso e 1.170 horas/aula, a solenidade materializou a colação de grau dos formandos no Curso de Especialização Lato Sensu em Processos Gerenciais da Segurança Pública, estando no currículo muitas horas de instrução, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública, dando enfoque para as atividades desenvolvidas pelos sargentos na PMSC, capacitando-os para comandar, conduzir e bem orientar as respectivas frações de tropa.
O Curso de Formação de Sargento foi realizado dentro da filosofia de Segurança Pública, implantada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A capacitação iniciou no dia 21 de março de 2022 e foi totalmente voltada para a defesa do cidadão e da sociedade, tendo por objetivo primordial reorientar a concepção de polícia, assegurando a renovação e atualização dos conhecimentos voltados para as novas funções exercidas. Após a formatura, os alunos são declarados 3º Sargento da PMSC.
O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, afirmou que “esses policiais saem desta academia ainda mais preparados para atender a nossa população em toda e qualquer situação. O aperfeiçoamento e promoção da nossa tropa mostra o quão comprometidos estamos com a valorização dos nossos militares, o que torna a PMSC um exemplo de segurança pública”.
O primeiro colocado da turma com média 9,90, na classificação geral do CFS, sargento Franciane de Bitencourt, foi agraciada com os prêmios Associação de Praças do Estado de Santa Catarina e Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina, gratificação estas, conferidas ao primeiro colocado no curso de formação. Além disto, a primeira colocada recebeu a medalha Feliciano Nunes Pires, categoria ouro, conforme previsão do Decreto 25.555 de dezembro de 1984.
Na oportunidade, foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer da formação, em várias áreas de conhecimento, como Direitos Humanos, Disciplinas Policiais e Disciplinas Militares.
Também participaram da cerimônia, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o diretor da APMT, coronel Ricardo Alves da Silva, do comandante Esfap, tenente-coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva, além de demais autoridades militares, civis e familiares dos formandos.
Nome da turma
Nascido em 25 de novembro de 1972, na cidade de Lauro Muller, Santa Catarina, o sargento Manoel Jailson Adriano tinha 49 anos e incorporou na Polícia Militar de Santa Catarina no dia 06 de outubro de 1994. Foi promovido à graduação de cabo em 2014, a terceiro sargento em 2016 e a segundo sargento em agosto de 2022, dias antes do seu falecimento.
Atuava há vinte e sete anos na corporação. Serviu no 9º Batalhão de Polícia Militar e na Polícia Militar Rodoviária, onde trabalhava no posto número 15, situado no município de Lauro Müller.
Foi um policial militar dedicado e exemplar, possuindo em sua ficha vários elogios por bons serviços prestados, além de várias condecorações.
Faleceu no dia 15 de agosto de 2022, após ser atropelado no dia 28 de julho do presente ano na rodovia SC-446, em Lauro Müller, no sul catarinense, durante uma barreira policial, deixando esposa e três filhas.
Clique aqui e confira mais fotos da solenidade.
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana e soldado Malinverni / CCS