Na manhã desta terça-feira, 6, foi realizada a formatura do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em São Miguel do Oeste. O evento foi realizado no Centro Cultural da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
No ano em que o Proerd completou 25 anos de atuação no Estado catarinense, foram formados 553 alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de São Miguel do Oeste.
Participaram da solenidade o subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), capitão Lucas Brugnara Soccal, o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, a coordenadora regional da Secretaria de Educação, Rosangela Fiametti, e demais autoridades militares, civis, familiares dos estudantes, professores, diretores das escolas e demais convidados.
Os alunos receberam com muita alegria o mascote do programa, o Leão Daren, prestando o compromisso de dizer não às drogas e à violência e receberam os certificados. As melhores redações com o tema “Proerd”, que foram redigidas pelos alunos, foram lidas aos presentes. Foi realizado o agradecimento as instituições e parceiros que foram de suma importância para a realização da solenidade.
Os instrutores realizaram uma homenagem ao subtenente PM Altair Vilani, que completou 23 anos atuando no Proerd, momento em que foi entregue de uma referência elogiosa ao policial, que sempre demonstrou comprometimento e profissionalismo no cumprimento das missões que lhe foram repassadas, contribuindo para ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, ajudando-os a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável e, por conseqüência, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor.