Na noite desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), apresentou o Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0, em Lages. O evento aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL).
O projeto apresentado pelo comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, é uma iniciativa integrada com outros setores da sociedade que visa aprimorar os modelos de gestão e políticas públicas para reduzir os índices de violência, identificar suas origens e promover uma melhoria sustentável na qualidade de vida em Santa Catarina. O projeto será implementado ao longo de 12 meses, com um período inicial em cinco municípios da mesorregião serrana: Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici.
Com o objetivo de identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica, o projeto da PMSC surge para solucionar problemas relacionados à ordem pública, incluindo questões de segurança, tranquilidade e salubridade pública, tornando-as ainda mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região, objetivando reduzir os índices de criminalidade e elevar a satisfação da sociedade.
Importante destacar que, em 2023, Santa Catarina foi eleito o Estado mais seguro do Brasil, com a cidade e a capital mais seguras do país. Além disso, o Estado conta com o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
Essa iniciativa inovadora representa um marco significativo na busca por um ambiente ainda mais seguro e próspero para todos os catarinenses. A região serrana será a primeira no Estado a desenvolver ações para identificar e monitorar os fatores associados à violência de forma articulada com o desenvolvimento sustentável.