Foi realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, a revitalização do policiamento ostensivo com bicicletas do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Joinville.
As instruções iniciaram com a fundamentação histórica do policiamento em Santa Catarina. No município de Joinville, a modalidade iniciou no ano de 2001, com um projeto do então capitão, Waldo Herbest Júnior.
Durante as instruções, foram abordados os assuntos pertinentes à modalidade do policiamento, como abordagens com bicicletas, defesa, mecânica básica e preventiva, entre outros.
Na manhã desta quarta-feira, 23, os policiais tiveram a oportunidade de colocar em prática um pouco do aprendizado que tiveram. Na ocasião, foi realizado o policiamento ciclístico no centro de Joinville onde atuaram em abordagens, busca pessoal e policiamento ostensivo e preventivo.
Participaram da revitalização, os policiais militares do 8º e 9º BPM, envolvendo os efetivos de Joinville e Criciúma.
Ao final, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Egon Ferreira Platt Hemann, agradeceu o empenho de todos os policiais que participaram da revitalização e enfatizou a importância desta modalidade do policiamento para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Sobre o policiamento ostesivo com bicicleta
Emprega o policial utilizando a bicicleta, conciliando a interação com o cidadão e cobrindo uma área até quatro vezes maior que a verificada no policiamento ostensivo à pé. Garante ainda a presença da PMSC em áreas onde não é possível o policiamento com carros ou motos.