Em coletiva de imprensa, com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apresentou a redução nos índices criminais obtidos no último ano. O evento ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 18, no salão nobre da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Carlos Henrique de Lima; o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Marcio Leandro Reisdorfer; o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel; chefe do Estado-Maior-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano Bastos das Neves; e a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza; entre outras autoridades civis e militares.
Durante a coletiva, ressaltou-se a importância da integração entre órgãos de Segurança Pública e o impacto dessa integração no ano de 2023. Na ocasião, o coronel Reisdorfer apresentou números expressivos alcançados pela PMSC na redução da criminalidade. Em Joinville, o crime de roubo teve a redução de 42% em relação ao ano anterior e o crime de furto apresentou redução de 52% dos casos, quando comparados ao mesmo período do ano passado.
Ainda durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Sargento Lima, anunciou que serão investidos 140 milhões de reais em nas instituições de segurança pública, para o enfretamento à criminalidade e valorização dos profissionais da área. Os recursos virão do Fundo Nacional de Segurança Pública e serão aplicados até dezembro de 2024.