Na manhã de quarta-feira, 5, na sede da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Itapoá, ocorreu a inauguração da primeira fase de um projeto de monitoramento inteligente, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina, com o apoio de associações e empresas privadas do município.
O projeto conta com um sistema independente, baseado em uma plataforma de gerenciamento onde todas as tecnologias de monitoramento estarão à disposição de um policial na base de monitoramento.
A iniciativa foi desenvolvida pela 4ª Companhia do 8º BPM, em parceria com a Associação de Moradores do bairro São José I e II, Associação Parceiros da Segurança Pública de Itapoá, Conseg de Itapoá, Associação Comercial e Industrial de Itapoá e com o patrocínio do Porto de Itapoá, Poder Judiciário de Itapoá, Itelfibra, bem como com subsídio e parceria das empresas Intelbras, Digital Sat, Tele Monitoramento Itapoá, Sigmait Comunicações Unificadas e Energiluz.
De acordo com o idealizador do projeto e comandante da 4º Companhia do 8º BPM, o capitão PM Richardson Bortolini Lima, neste primeiro momento o sistema já conta com 20 câmeras LPR instaladas em pontos estratégicos da cidade, bem como em todas as entradas e saídas do município.
A previsão é que até o final deste ano, mais 30 câmeras sejam instaladas com recursos do Poder Judiciário e patrocínio privado, por meio da Associação Parceiros da Segurança Pública, bem como terá início a integração das câmeras privadas já existente no município na plataforma disponível na Polícia Militar.
O município de Itapoá contará com o que há de mais moderno em tecnologia de monitoramento, seja em leitura de placa e caracteres, reconhecimento facial, integração privada, abrindo caminho para busca inteligente, detecção de suspeitos, dentre outras possibilidades.