No final da tarde de domingo, 31, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deslocou até a linha Filadélfia, interior do município de Ipira, para verificar uma denúncia ambiental onde, segundo informações, um homem possuía pássaros em cativeiro e armas de fogo em sua residência.
No local, a guarnição verificou a existência de algumas aves nativas acondicionados em gaiolas penduradas na parte externa da casa. Na oportunidade, foi possível ainda verificar a existência de outras gaiolas com pássaros no interior do imóvel, sendo que, ao adentrar no endereço para efetuar a apreensão das aves, já que se tratava de flagrante delito, os policiais localizaram algumas munições de espingarda calibre 32 em uma cartucheira de couro.
Com o intuito de localizar a possível espingarda e demais munições, a PMA continuou as buscas no interior da residência. Na casa, foram encontrados 23 cartuchos de espingarda calibre 32 recarregados e quatro estojos vazios. Além disso, foi localizada uma espingarda calibre 32 sem a devida documentação necessária.
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. O autor, juntamente com os materiais apreendidos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Joaçaba, ficando à disposição da Justiça.
Os pássaros, gaiolas e armadilhas foram encaminhadas à sede do Pelotão da PMA em Joaçaba para que os procedimentos administrativos fossem realizados. As aves foram identificadas como sendo cinco Azulões (Cyanoloxia brissoni), três Trinca-Ferros (Saltator similis) e dois Coleirinhas (Sporophila caerulescens).