Na manhã desta sexta-feira, 25, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, realizou a formatura de transição do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do primeiro período (1º CFO) para o segundo período (2º CFO).
Na cerimônia, foram entregues as insígnias em amarelo-ouro aos cadetes que agora iniciam o 2º CFO. A insígnia representa a justiça e a lealdade, constituída por dois fuzis cruzados, demonstrando o combatente e a infantaria e, centralizada sobre os mesmos, o sabre de Tiradentes, símbolo da honra policial militar. Sobre esse conjunto repousa um livro aberto, o qual transparece o ensino e a instrução. Na página destra um olho aberto, transparecendo a vigilância, e na página sinestra, o dístico LEX, representando o estudo e o conhecimento das leis, encimados por uma estrela de cinco pontas, símbolo da vitória alcançada.
O 1º CFO teve início em 3 de junho de 2024 e fim em 25 de outubro de 2024. Nesse intervalo, os cadetes da PMSC tiveram 15 disciplinas diferentes, desde modalidades teóricas a práticas, dentre elas: Legislação Policial Militar, Doutrina de Polícia, Armamento Munição e Tiro Policial, Defesa Pessoal Policial e Técnicas de Polícia Ostensiva.
O primeiro período contou com uma carga total de 745 horas, divididas em aulas ministradas em sala e em campo, em atividades de extensão e em estágio supervisionado de policiamento ostensivo a pé.
A formatura contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o qual destacou a importância e o simbolismo que é a passagem do 1º para o 2º CFO. Também
Confira alguns registros do 1º CFO: Clique aqui.