Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Formatura marca conclusão do II Curso de Operações Táticas com Motocicletas


Na manhã desta quinta-feira, 16, foi realizado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), a formatura do 2° Curso de Operações Táticas com Motocicletas (Cotam).

Estiveram presentes na solenidade o comandate-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o comandante de missões especiais, coronel Jofrey Santos da Silva, o comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Jefferson Schmidt, o comandante do BPChoque, major Caio Espídola Miranda, dentre outras autoridades e convidados.

O curso, com duração de 67 dias, teve como objetivo habilitar o policial militar para a atividade de motopatrulhamento tático especializado, por meio da capacitação técnica e operacional de pilotagem de alto risco em motocicletas de altas cilindradas, que atuarão no policiamento ostensivo, repressivo e preventivo, ações de segurança de dignitários e escolta policial.

Dos 42 policiais militares que iniciaram o curso, apenas 23 conseguiram chegar ao final, após diversas avaliações técnicas e táticas, além dos testes físicos, de resistência a fadiga e de controle emocional, que passaram a receber a denominação de cavaleiros de aço.

Durante o curso foram ministradas matérias relacionadas à atividade policial como abordagem, noções de operações de choque, noções de agentes químicos, tiro policial, mecânica, técnicas e táticas policiais, escolta, pilotagem "on road","off road" e de alto risco.

Os alunos também realizaram uma viagem de estudos ao Grupo Tático em Ações Motociclísticas (Gtam) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) da Polícia Militar de Goiás (PMGO), que são unidades policiais pioneiras de motopatrulhamento tático no Brasil, e serviram de modelo e inspiração para os demais entes da federação.

Na etapa final do curso, os alunos tiveram oportunidade de realizar o estágio operacional nas cidades de Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Itajaí, Criciúma e Garopaba, onde colocaram em prática o conhecimento adquirido por meio de operações de repressão qualificada ao crime.

Na oportunidade houve a ampliação do Centro de Treinamento (CT) do Batalhão de Choque, que já possuia uma academia de musculação, estação de crossfit e tatame, passando agora a contar com pista de treinamento "off road" para motos e treinamentos de controle de disturbios civis.