O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar de Santa Catarina comemorou 12 anos de fundação nesta sexta-feira, 3. Na solenidade em comemoração, ocorrida na sede da unidade em Florianópolis, o comando entregou medalhas e homenagens aos que nesses anos ajudaram o batalhão.
O BPChoque foi criado pelo decreto no 787, de 10 de agosto de 2020. No entanto, foi mantido o dia 3 de fevereiro de 2011 como sua data histórica, haja vista que esta foi a data de criação do Grupamento de Polícia de Choque, conforme a portaria nº 156.
Ao longo destes últimos 12 anos, a unidade se desenvolveu de forma exponencial, sendo destaque, tornando-se em tão pouco tempo uma das referências nacionais na área de operações de choque e motopatrulhamento tático.
O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, o comandante do Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado (CPMAE), Jofrey Santos da Silva, comandante do BPChoque, tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, além de demais autoridades militares e civis.
Durante a solenidade, houve a entrega do título honorífico de amigo do batalhão, medalha corpo de tropa e da medalha de mérito das operações de choque.
Em seu dicurso, o comandante do BPChoque, tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, agradeceu o apoio de todas as pessoas, físicas e jurídicas, além de demais entidades públicas que contribuiram para as melhorias no Batalhão de Choque, destacou o trabalho de todo o efetivo da unidade, principalmente na área operacional e finalizou afirmando a lealdade e compromisso de toda a tropa para com o comando da unidade.
O coronel Jofrey Santos da Silva, comandante do CPMAE, elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade além de agradecer diretamente ao comandante-geral pela oportunidade de estar a frente do Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado.
Concluindo a cerimônia, o comandante-geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a preocupação que a corporação e o governo do Estado possuem para com todos os cidadãos catarinenses no que tange a segurança pública. Reforçando a busca da corporação para atingir o patamar 3.0 com um olhar 360º voltado, também, para o material humano que é o policial militar.
Clique aqui e confira as imagens da solenidade.
Texto: Capitão Tyago Venancio da Silva
Fotos:1º sargento Aurélio de Oliveira