Florianópolis é sede da Operação Shamar em combate à violência contra a mulher

Durante os dias 12, 13 e 14 de setembro, a cidade de Florianópolis assumiu um papel crucial na luta contra a violência direcionada às mulheres e ao feminicídio com a realização da Operação Shamar. A ação está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), juntamente com as forças de Segurança do Estado: Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Nesta etapa da operação, o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu o apoio das guarnições do programa institucional da PMSC, Rede Catarina de Proteção à Mulher, das unidades de Jaraguá do Sul (14º BPM), Garopaba e Imbituba (34º BPM). Já o 4º BPM, por sua vez, uniu forças com os policiais de Tijucas (31º BPM) e Navegantes (25º BPM); enquanto o 21º BPM, recebeu reforços de Indaial (32º BPM) e Araranguá (19º BPM).

Entre as diversas atividades realizadas durante a operação, merece destaque a reunião de trabalho que ocorreu entre as equipes da Operação Shamar e representantes das prefeituras de Florianópolis, Imbituba e Navegantes.

O encontro, realizado na quarta-feira, 13, nas instalações da Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, teve como principal objetivo discutir questões pertinentes às ações do Programa Rede Catarina. Além disso, proporcionou um espaço aberto para o compartilhamento de ideias e a união de esforços entre todas as partes envolvidas.

Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e apresentar os casos de sucesso, a fim de que possam replicá-los no âmbito de seus municípios, naquilo que se refere à política pública de combate à violência doméstica e sexual, em reforço às ações executadas pelo Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, da Polícia Militar de Santa Catarina.

Além da reunião, merece destaque também o evento de conscientização pública e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, realizado na quinta-feira, 14, às 14h, no Terminal de Integração de Trânsito (Ticen) de Florianópolis, em que foram distribuídos materiais informativos de combate à violência doméstica, com a participação dos policiais participantes da Operação Shamar.